top of page
De onde vem a força que move um fandom? Às vezes de um verso cantado no rádio. Às vezes de um meme. Às vezes de uma playlist que vira manifesto.
No episódio de hoje, a gente mergulha no poder de transformação escondido atrás de avatares, hashtags e corações coloridos. Quem guia essa conversa são duas vozes que entendem como a paixão coletiva pode virar rede de apoio na vida real.
Carol Rocha, a Tchulim, é criadora de conteúdo, comunicadora e psicóloga em formação, fala sobre feminismo, saúde mental e afeto no formato meme. Tiê é cantora e compositora, artista que já viu uma canção atravessar gerações e virar trilha para histórias além das suas
Juntas, elas contam como fandoms pressionam marcas a mudarem políticas, levantam vaquinhas que salvam vidas e transformam shows em palcos de solidariedade. O episódio costura exemplos de como humor, música e cultura pop podem ser ferramentas políticas.
Links do episódio
Reportagem "Fãs lotam Hemorio para doar sangue em troca de ingressos para show de Ludmilla"
Artigo "A Revolução dos Fandoms: Comunidades de Fãs Estão Moldando o Mercado e a Publicidade"
Matéria "Fãs do BTS participam de protesto contra PL da Anistia em Brasília"
Matéria "BTS e fãs doam mais de US$ 2 milhões para o movimento Black Lives Matter"
Matéria "Lucimar de ‘Vale Tudo’ inspira 270 mil mulheres a buscarem informações sobre pensão alimentícia"
Pesquisa Doar Brasileiro – A Música como Mobilizadora de Doação
Conheça mais sobre a B2Mamy, a maior comunidade de mães do Brasil
Créditos
O Aqui se Faz, Aqui se Doa é uma produção do Instituto MOL.
Direção executiva e apresentação de Mariana Campanatti, gerência de projetos de Marina Franciulli, liderança do projeto de Juliana Prado, equipe de projetos com Ana Ju Rodrigues e Jorgea Camargo, conteúdo audiovisual de Carol Siqueira, design de Glaucia Ribeiro e Natalia Simone, administrativo-financeiro de Luiza Burleigh e captação de recursos de Bianca Quartiero.
Produção de Feel Filmes, gravado no estúdio WR2 Comunicação.
bottom of page





